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Leis, decretos e portarias


Prefeitura Municipal de Araguaína

Dispõe sobre a gestão do ensino Público Municipal de Araguaína e dá outras providências.

Publicada em 16/12/2020

 

LEI  MUNICIPAL  3192,  DE  16  DE  DEZEMBRO  DE  2020.  

 

Dispõe  sobre  a  gestão  do  ensino  Público  

Municipal  de  Araguaína  e  dá  outras  

providências.  

 

O  PREFEITO  MUNICIPAL  DE  ARAGUAÍNA,  ESTADO  DO  TOCANTINS,  no  uso  de  suas  

atribuições  legais  e  fundamentado  na  Lei  Orgânica  Municipal,  faço  saber  que  a  CÂMARA  

MUNICIPAL  DE  ARAGUAÍNA,  ESTADO  DO  TOCANTINS,  APROVOU  e  Eu  SANCIONO  a  seguinte  

Lei:  

 

TÍTULO  I  

DA  GESTÃO  DO  ENSINO  PÚBLICO  MUNICIPAL  

 

Art.  1º  A  presente  Lei  institui  a  Gestão  do  Ensino  Público  Municipal  de  Araguaína,  em  

conformidade  com  as  seguintes  leis:  

 

I  -  Constituição  Federal  –  inciso  VI  do  Artigo  206;  

II  -  Lei  Nº  9394/96  –  inciso  VIII  do  Artigo  3º,  Artigo14,  e  Artigo  15;  

III  -  Lei  9424/96;  e,  

IV  -  Lei  Municipal  2062/02.  

 

Art.  2º  A  Gestão  do  Ensino  Público  Municipal  será  exercida  na  forma  desta  Lei,  com  

vista  à  observância  dos  preceitos  descritos  a  seguir.  

 

CAPÍTULO  I  

DA  AUTONOMIA  NA  GESTÃO  ADMINISTRATIVA  

SEÇÃO  I  

DISPOSIÇÕES  GERAIS  

 

Art.  3º  A  administração  dos  estabelecimentos  de  ensino  será  exercida  pelos  

seguintes  órgãos:  

I  -  Direção;  e,  

II  -  Associação  de  Pais  e  Mestres.  

 

Art.  4º  A  autonomia  da  gestão  administrativa  dos  estabelecimentos  de  ensino  será  

assegurada:  

I  -  pelo  provimento  do  cargo  de  Diretor  através  do  processo  seletivo;  

II  -  pela  atribuição  de  nomeado  ao  Diretor;  

III  -  pela  garantia  de  participação  dos  segmentos  da  comunidade  nas  deliberações  da  

Associação  de  Pais;  e,  

IV-  pela  destituição  do  Diretor,  na  forma  regulada  nesta  Lei.  

 

SEÇÃO  II  

DOS  DIRETORES  

   

Art.  5º  A  função  de  Diretor  é  exclusiva  dos  professores  efetivos  em  atividade,  que  

tenham  completado  no  mínimo  dois  anos  de  efetivo  serviço  no  magistério  e  formação  

superior  em  pedagogia  ou  na  área  de  educação,  subordinado  ao  Secretário  Municipal  de  

Educação.  

 

Parágrafo  único.  A  administração  do  estabelecimento  de  ensino  será  exercida  pelo  

Diretor.    

 

Art.  6º  Os  Diretores  das  unidades  de  ensino  municipais  serão  submetidos  a  processo  

seletivo  que  constará  de  provas  de  competência,  entrevista  e  nomeação  pelo  Chefe  do  Poder  

Executivo  com  base  na  relação  de  candidatos  classificados.  

 

Parágrafo  único.  Os  professores  efetivos  e  ativos  que  estão  no  exercício  da  função  

de  Diretor,  ou  os  que  já  exerceram  o  cargo  de  Diretor,  cuja  avaliação  externa,  referida  na  seção  

II,  Capítulo  III  desta  Lei,  for  positiva,  são  considerados  automaticamente  aptos,  não  

necessitando  de  se  submeter  ao  processo  seletivo  citado  no  caput.  

 

Art.  7º  São  atribuições  do  Diretor:  

I  -  representar  a  unidade  de  ensino,  responsabilizando-se  pelo  seu  funcionamento;  

II  -  coordenar  com  a  Associação,  a  elaboração,  a  execução  e  a  avaliação  de  projeto  

administrativo-financeiro-pedagógico,  através  do  Projeto  Político  Pedagógico,  observadas  as  

políticas  públicas  da  Secretaria  de  Educação;    

III  -  coordenar  a  implementação  do  Projeto  Pedagógico  da  Unidade  de  Ensino,  

assegurando  sua  unidade  e  o  cumprimento  do  currículo  e  do  calendário  escolar;    

IV  -  submeter  à  Diretoria  Executiva,  para  apreciação  e  aprovação,  o  Plano  de  

Aplicação  dos  Recursos  Financeiros;    

V  -  submeter  à  aprovação  da  Secretaria  de  Educação  o  Projeto  Político  Pedagógico  

nos  primeiros  trinta  dias  do  ano  letivo  em  curso;  

VI  -  aplicar  as  normas  regimentais  sobre  pessoal,  incluindo,  lotação,  controle  de  

frequência,  abono  de  faltas,  licenças,  assim  como  a  avaliação  de  desempenho  dos  servidores  

e  enviar  os  relatórios  solicitados  nos  prazos  determinados  pela  Secretaria  Municipal  de  

Educação;  

VII  -  operar  o  cotidiano  da  unidade  de  ensino,  não  permitindo  as  alterações,  

interrupções,  mudanças  que  alterem  o  calendário  e  outras  interferências  em  questões  

gerenciais;  

VIII  -  divulgar  à  comunidade  escolar,  movimentação  financeira  da  unidade  de  ensino;  

IX  -  coordenar  o  processo  de  avaliação  das  ações  pedagógicas  e  técnico-

administrativo-financeiras  desenvolvidas  na  unidade  de  ensino;  

X  -  apresentar,  anualmente,  à  Associação,  os  resultados  da  avaliação  interna  e  

externa  da  unidade  de  ensino  e  as  propostas  que  visem  à  melhoria  da  qualidade  do  ensino  e  

ao  alcance  das  metas  estabelecidas;  

XI  -  apresentar,  anualmente,  à  Secretaria  de  Educação  e  à  comunidade  escolar  a  

avaliação  do  cumprimento  das  metas  estabelecidas  no  Projeto  Político  Pedagógico,  a  

avaliação  interna  da  unidade  de  ensino  e  as  propostas  que  visem  a  melhoria  da  qualidade  do  

ensino  e  o  alcance  das  metas  estabelecidas;  

   

XII  -  manter  atualizado  o  tombamento  dos  bens  púbicos,  zelando,  em  conjunto  com  

todos  os  segmentos  da  comunidade  escolar,  pela  sua  conservação;  

XIII  -  dar  conhecimento  à  comunidade  escolar  das  diretrizes  e  normas  emanadas  dos  

órgãos  do  Sistema  de  Ensino;  

XIV  -  cumprir  e  fazer  cumprir  a  legislação  vigente;  

XV  -  responsabilizar-se  pelo  desempenho  escolar  dos  alunos;  e  

XVI  -  coordenar  o  processo  de  elaboração,  discussão  e  alteração  do  regimento  

escolar.  

 

Art.  8º  O  Regimento  Escolar,  também  instrumento  de  autonomia  da  Unidade  de  

ensino,  é  o  documento  específico  que  contém  todas  as  normas,  deliberações  administrativas,  

relações  entre  alunos,  professores,  demais  servidores  e  pais.  

 

Art.  9º  O  período  de  administração  dos  Diretores  corresponde  ao  mandato  de  dois  

anos,  permitida  a  recondução,  e  se  encerra  com  o  final  do  mandato  do  Chefe  do  Poder  

Executivo.  

 

Art.  10.  A  vacância  da  função  de  Diretor  ocorrerá  por  conclusão  da  gestão,  renúncia,  

destituição,  aposentadoria  ou  morte.  

 

Art.  11.  Ocorrendo  a  vacância  da  função  de  Diretor,  o  substituto  será  indicado  pelo  

chefe  do  Poder  Executivo  Municipal,  que  cumprirá  o  restante  do  mandato.  

 

Art.  12.  A  destituição  do  Diretor  poderá  ocorrer:  

I  -  após  sindicância,  em  que  seja  assegurado  o  direito  de  defesa,  em  face  da  

ocorrência  de  fatos  que  constituam  ilícito  penal,  falta  de  idoneidade  moral,  de  disciplina,  de  

assiduidade,  de  dedicação  ao  serviço  ou  de  deficiência  ou  infração  funcional,  desempenho  

inferior  ao  do  ano  anterior;    

II  -  por  descumprimento  desta  lei,  no  que  diz  respeito  as  atribuições  e  

responsabilidades;  

III  -  pelas  situações  dispostas  no  artigo  40  e/ou  artigo  46  desta  lei;  ou  

IV  -  por  ato  discricionário  do  Chefe  do  Poder  Executivo.  

§  1º  O  Secretário  Municipal  de  Administração,  mediante  despacho  fundamentado,  

deverá  propor  ou  determinar  a  instauração  de  sindicância,  para  fins  previstos  no  inciso  I.  

§  2º  A  sindicância  será  concluída  em  trinta  dias  e  obedecerá  aos  termos  da  Lei  1.323  

de  20  de  setembro  de  1993.  

§  3º  O  Secretário  Municipal  de  Administração  poderá  determinar  o  afastamento  do  

indiciado  durante  a  realização  da  sindicância.  

 

SEÇÃO  III  

DO  PROCESSO  SELETIVO  DE  DIRETORES  

 

Art.  13.  O  Processo  Seletivo  de  Diretores  dos  estabelecimentos  de  ensino  públicos  

municipais  e  conveniados  será  realizado  mediante  publicação  de  edital  e  acontecerá  em  três  

etapas.  

   

I  -  A  primeira  constará  de  prova  de  aptidão  e  conhecimento  de  caráter  eliminatório  e  

classificatório,  que  versará  sobre:  

a)  domínio  da  língua  portuguesa;  

b)  conhecimento  técnico,  pedagógico,  gerencial,  administrativo  e  financeiro;  e,  

c)  interpretação  de  textos  legais  pertinentes  à  educação.  

II  -  A  segunda  constará  da  realização  de  entrevista  de  caráter  eliminatório  e  

classificatório,  a  ser  realizada  por  comissão  de  avaliação  previamente  nomeada  pelo  chefe  do  

Poder  Executivo.  

III  -  A  terceira  constará  de  escolha  e  nomeação  dos  Diretores  pelo  Chefe  do  Poder  

Executivo  entre  os  candidatos  classificados  nas  duas  etapas  anteriores.  

§  1º  Somente  estará  habilitado  para  participar  da  segunda  etapa  do  processo  

seletivo,  o  candidato  que  tiver  média  igual  ou  superior  a  75%  na  primeira  etapa.  

§  2º  No  início  do  seu  mandato  e  por  um  prazo  máximo  de  cento  e  oitenta  dias,  o  

Chefe  do  Poder  Executivo  poderá  nomear  provisoriamente  os  Diretores  de  unidades  de  ensino  

para  que  seja  realizado  o  processo  de  seleção  de  que  trata  o  presente  artigo.  

§  3º  Os  Diretores  nomeados  provisoriamente  poderão  concorrer  ao  processo  seletivo  

de  que  trata  o  presente  artigo.  

§  4º  O  candidato  classificado  poderá  ser  nomeado  por  ato  discricionário  do  chefe  do  

poder  executivo,  resguardados  os  interesses  da  administração  pública,  para  unidade  que  

estiver  com  vacância  de  cargo  de  Diretor.  

 

Art.  14.  Poderão  concorrer  à  função  de  Diretor  os  professores  efetivos  em  atividade  

que  até  a  data  de  realização  da  primeira  etapa  do  processo  seletivo  tenham  completado,  no  

mínimo,  dois  anos  de  efetivo  serviço  no  magistério,  que  tenham  formação  superior  em  

pedagogia  ou  na  área  de  educação,  e  que  tenham  disponibilidade  para  cumprimento  do  

regime  de  trabalho  de  quarenta  horas  semanais.  

 

Parágrafo  único.  Excepcionalmente,  as  unidades  de  ensino  conveniadas  poderão  

indicar  profissionais  não  concursados  para  participarem  do  processo  seletivo,  sendo  que  o  

pagamento  do  Diretor  não  concursado,  que  eventualmente  venha  a  ser  nomeado,  será  de  

responsabilidade  da  instituição  conveniada.  

 

Art.  15.  Não  é  permitida  a  participação  de  servidor  aposentado  no  processo  seletivo  

nem  sua  nomeação  ou  permanência  no  cargo  de  Diretor.  

 

SEÇÃO  IV  

DA  ASSOCIAÇÃO  DE  PAIS  E  MESTRES  

 

Art.  16.  A  unidade  de  ensino  municipal  contará  com  Associação  de  Pais  e  Mestres  

constituída  pela  direção  da  unidade  de  ensino  e  representantes  dos  segmentos  da  

comunidade  escolar.  

 

Art.  17.  A  Associação  de  Pais  e  Mestres,  resguardados  os  princípios  constitucionais,  

as  normas  legais  e  as  diretrizes  da  Secretaria  Municipal  de  Educação,  terá  funções  consultiva,  

deliberativa  e  fiscalizadora  nas  questões  pedagógicas,  administrativas  e  financeiras.  

   

Art.  18.  São  atribuições  da  Associação  de  Pais  e  Mestres,  dentre  outras:  

I  -  elaborar  seu  próprio  regimento  interno,  que  será  aprovado;  

II  -  criar  e  garantir  mecanismos  de  participação  efetiva  da  comunidade  escolar  na  

definição  do  Projeto  Político  Pedagógico;  

III  -  aditar,  sugerir  modificações  e  aprovar  o  Projeto  Político  Pedagógico;  

IV  -  aprovar  o  Plano  de  Aplicação  Financeira  da  unidade  de  ensino;  

V  -  apreciar  a  prestação  de  contas;  

VI  -  recorrer  a  Secretaria  Municipal  de  Educação  sobre  questões  que  não  se  julgar  

apto  a  decidir,  e  não  previstas  no  regimento  escolar;  

VII  -  analisar  os  resultados  da  avaliação  interna  e  externa  da  unidade  de  ensino,  

propondo  alternativas  para  melhoria  de  seu  desempenho;  e,  

VIII  -  analisar  e  apreciar  as  questões  de  interesse  da  unidade  de  ensino  a  ela  

encaminhada.  

 

Art.  19.  Cabe  ao  representante  sugerir,  discutir,  formular  e  avaliar  as  propostas  para  

serem  apresentadas  nas  reuniões  da  Associação.  

 

Subseção  I  

DA  DIRETORIA  EXECUTIVA  

 

Art.  20.  A  Diretoria  Executiva  será  composta  por:  Presidente,  Vice-Presidente,  

Secretário,  Primeiro-Tesoureiro  e  Segundo-Tesoureiro,  escolhidos  entre  o  Diretor  da  unidade  

escolar  e  os  representantes,  membros  do  Conselho,  cuja  quantidade  é  definida  em  função  do  

número  de  alunos  da  unidade  escolar:  

I  -  até  200  alunos,  04  representantes;  

II  -  de  201  a  500  alunos,  06  representantes;  e,  

III  -  acima  de  500  alunos,  08  representantes.  

 

Art.  21.  A  direção  da  unidade  escolar  também  integrará  a  Associação,  somando-se  

aos  representantes  definidos  nos  incisos  do  artigo  anterior,  representada  pelo  Diretor,  como  

membro  nato  e,  no  seu  impedimento,  por  representante  por  ele  indicado.  

 

Art.  22.  A  Assembleia  Geral,  composta  por  todos  os  servidores  e  pais  ou  responsáveis  

de  alunos,  elegerá  os  representantes  titulares  e  suplentes  na  seguinte  proporção:  

I  -  metade  escolhida  entre  os  servidores  da  unidade  escolar;  e  

II  -  metade  escolhida  entre  os  pais,  ou  responsáveis,  de  alunos  da  unidade  escolar.  

 

Art.  23.  Os  membros  da  Diretoria  Executiva  e  seus  suplentes  serão  eleitos  por  

votação  direta  em  Assembleia  Geral.  

 

Art.  24.  Terão  direito  de  votar  e  ser  votado:  

I  -  os  pais  dos  alunos  ou  os  responsáveis  pelos  mesmos  perante  a  unidade  escolar;  e,  

II  -  os  membros  do  magistério  e  os  demais  servidores  em  exercício  na  unidade  

escolar.  

   

Parágrafo  único.  Ninguém  poderá  votar  mais  de  uma  vez  na  mesma  unidade  escolar,  

ainda  que  seja  pai  ou  responsável  por  mais  de  um  aluno,  ou  que  acumule  cargos  ou  funções.  

 

Art.  25.  Os  membros  do  magistério  e  demais  servidores  que  possuam  filhos  

regularmente  matriculados  na  unidade  escolar,  poderão  concorrer  somente  como  servidores.  

 

Art.  26.  A  Diretoria  Executiva  tomará  posse  no  prazo  máximo  de  quinze  dias  após  sua  

eleição.  

§  1º  Decorrido  este  prazo  e  sem  justificativa,  o  membro  eleito  que  deixar  de  tomar  

posse,  será  substituído  pelo  seu  suplente.  

§  2º  A  posse  da  primeira  Diretoria  Executiva  será  dada  pela  direção  da  unidade  de  

ensino  e  dos  seguintes  pela  própria  Diretoria  Executiva.  

§  3º  A  Diretoria  Executiva  elegerá  seu  Presidente  dentre  os  membros  que  a  

compõem.  

 

Art.  27.  O  mandato  dos  membros  eleitos  terá  duração  de  dois  anos,  sendo  permitida  

uma  única  recondução  por  igual  período.  

 

Art.  28.  A  Diretoria  Executiva  deverá  reunir-se  ordinariamente  a  cada  bimestre  e,  

extraordinariamente,  quando  for  necessário,  por  convocação:  

I  -  de  seu  Presidente;  

II  -  do  Diretor  da  unidade  de  ensino;  e,  

III  -  da  metade  mais  um  de  seus  membros.  

 

Parágrafo  único.  A  função  de  membro  da  Diretoria  Executiva  não  será  remunerada.  

 

Art.    29.  A  Assembleia  Geral  funcionará  somente  com  quórum  mínimo  de  metade  

mais  um  de  seus  membros,  podendo  acontecer,  após  duas  convocações  sem  quórum,  com  a  

quantidade  presente,  sendo  válida  a  votação  da  maioria  simples.  

 

Parágrafo  único.  Serão  válidas  as  deliberações  da  Assembleia  tomadas  por  metade  

mais  um  dos  votos  dos  presentes  na  reunião.  

 

Art.  30.  Ocorrerá  a  vacância  de  membro  da  Diretoria  Executiva  por  conclusão  do  

mandato,  renúncia,  desligamento  da  unidade  escolar  ou  destituição,  aposentadoria  ou  morte.  

§  1º  O  não  comparecimento  do  membro  da  Diretoria  Executiva  a  três  reuniões  

ordinárias  consecutivas  ou  a  cinco  reuniões  ordinárias  ou  extraordinárias  alternadas,  também,  

implicará  vacância  automática  da  função  de  Conselheiro.  

§  2º  O  pedido  de  destituição  de  qualquer  membro  só  poderá  ser  aceito  pela  Diretoria  

Executiva  se  aprovado  em  Assembleia  Geral,  cujo  pedido  de  convocação  venha  acompanhado  

de  assinatura  de  no  mínimo  20%  (vinte  por  cento)  de  seus  pares  e  de  razões  que  justifiquem  

o  pedido.  

§  3º  No  prazo  mínimo  de  quinze  dias,  preenchidos  os  requisitos  do  §  1º,  a  Diretoria  

Executiva  convocará  a  Assembleia  Geral  do  respectivo  segmento  escolar,  quando  os  pares,  

   

ouvidas  as  partes,  deliberarão  sobre  o  afastamento  ou  não  do  membro  da  Diretoria  Executiva,  

que  será  destituído  se  a  maioria  dos  presentes  à  Assembleia  Geral  assim  o  decidir.  

 

Art.  31.  Cabe  ao  suplente:  

I  -  substituir  o  titular  na  sua  ausência;  e,  

II  -  completar  o  mandato  do  titular  em  caso  de  vacância.  

 

Parágrafo  único.  Caso  algum  segmento  da  comunidade  escolar  tenha  a  sua  

representação  diminuída,  a  Diretoria  Executiva  providenciará  a  eleição  de  novo  representante  

com  seu  respectivo  suplente,  no  prazo  máximo  de  trinta  dias  após  a  vacância.  

 

Art.  32.  Os  estabelecimentos  de  ensino  do  Município,  que  forem  criados  a  partir  da  

data  da  publicação  desta  lei,  deverão  constituir  Associação  de  Pais  e  Mestres,  e  colocá-la  em  

funcionamento  de  forma  imediata.  

 

CAPÍTULO  II  

DA  AUTONOMIA  FINANCEIRA  

 

Art.  33.  A  autonomia  da  gestão  financeira  dos  estabelecimentos  de  ensino  objetiva  o  

seu  funcionamento  normal  e  a  melhoria  no  padrão  de  qualidade  e  será  assegurada:  

I  -  pela  alocação  de  recursos  financeiros,  previstos  no  orçamento  anual  municipal;  

II  -  pela  transferência,  periódica,  à  rede  de  unidades  de  ensino  públicas  municipais  

dos  recursos  referidos  no  inciso  anterior;  e,  

III  -  pela  geração  de  recursos  no  âmbito  dos  respectivos  estabelecimentos  de  ensino,  

inclusive  a  decorrente  de  doações  da  comunidade.  

 

Art.  34.  Fica  instituído,  na  forma  desta  lei,  o  repasse  de  recursos  às  unidades  

escolares  da  rede  pública  municipal  de  ensino  para  custear  as  suas  despesas  de  água,  energia  

e  gás,  pequenos  reparos,  reformas,  ampliação,  e  aquisição  de  material  didático.  

§  1º  O  recurso  será  disponibilizado  a  cada  instituição  de  ensino,  através  da  Associação  

respectiva,  sob  responsabilidade  do  seu  ordenador  de  despesa  que  é  o  presidente  da  

Associação.  

§  2º  Aos  recursos  referidos  no  caput  deste  artigo  serão  agregados  os  oriundos  de  

atividades  desenvolvidas  no  âmbito  de  cada  estabelecimento  de  ensino,  nos  termos  da  lei,  os  

prêmios  decorrentes  da  realização  das  metas  fixadas  em  programas  de  gestão,  bem  como  

doações  oriundas  de  pessoas  físicas  e  jurídicas.  

§  3º  Os  recursos  adicionais  próprios  da  unidade  de  ensino,  referidos  no  parágrafo  

anterior,  serão  escriturados  como  receita  do  Município  e  integrarão  a  prestação  de  contas.  

§  4º  O  valor  do  repasse  de  cada  unidade  de  ensino  será  estabelecido  de  acordo  com  

o  número  de  alunos  matriculados,  idade  predial,  despesas  fixas  e  variáveis  do  ano  anterior,  

devendo  ser  revisto  anualmente  pela  Secretaria  Municipal  de  Educação,  observado  os  limites  

legais  de  despesas.  

§  5º  Os  repasses  e  despesas  discriminados  neste  artigo  e  outros  previstos  nesta  lei,  

submetem-se  às  regras  contidas  na  Lei  8.666/93.  

   

Art.  35.  Efetuado  o  pagamento  das  despesas  fixas  e  essenciais  ao  funcionamento  e  

desenvolvimento  das  atividades  da  instituição,  a  direção  da  unidade  de  ensino,  em  conjunto  

com  a  Diretoria  Executiva,  decidirá  a  aplicação  de  eventual  saldo,  desde  que  haja  dotação  

orçamentária  para  a  despesa.  

 

Parágrafo  único.  Não  será  permitido  o  pagamento  de  juros,  mora  ou  taxas  por  atraso  

nos  pagamentos,  arcando  o  presidente  da  Associação  com  tais  responsabilidades.  

 

Art.  36.  As  despesas  referidas  no  artigo  anterior,  compreendem:  

I  -  a  aquisição  de  material  pedagógico,  de  expediente  e  de  manutenção  para  a  

unidade  de  ensino;  

II  -  a  aquisição  de  móveis  e  equipamentos;  

III  -  a  realização  de  pequenas  obras,  reformas,  ampliações  e  reparos;  

IV  -  contas  de  água,  energia,  gás,  internet,  e  outros  serviços  contínuos  essenciais;  

 

Parágrafo  único.  Os  bens  referenciados  no  inciso  II  deste  artigo,  ao  serem  adquiridos  

deverão  compor  o  patrimônio  da  Prefeitura  Municipal  por  meio  de  termo  de  doação,  sendo  

vedado  à  Associação  constituir  patrimônio  próprio.  

 

Art.  37.  A  utilização  do  recurso  pelo  presidente  da  Associação  depende  da  prévia  

aprovação  do  plano  de  aplicação  pela  Diretoria  Executiva  e  de  análise  técnica  pelo  

Departamento  Financeiro  da  Secretaria  Municipal  de  Educação.  

 

Art.  38.  O  recurso  de  que  trata  esta  lei  será  precedido  de  empenho  em  dotações  

orçamentárias  próprias  tendo  como  beneficiário  a  Associação  da  unidade  de  ensino.  

 

Art.  39.  A  prestação  de  contas,  demonstrando  a  aplicação  dos  recursos  

administrados,  acompanhada  de  parecer  conclusivo  da  Diretoria  Executiva,  será  encaminhada  

trimestralmente  à  Secretaria  Municipal  de  Educação,  podendo  ser  requisitada  a  qualquer  

tempo  para  análise,  homologação  e  procedimentos  complementares  decorrentes  de  sua  

avaliação.  

§  1º  A  prestação  de  contas  de  que  trata  o  caput  é  condição  para  liberação  de  novos  

repasses.  

§  2º  O  descumprimento  do  prazo  referido  neste  artigo  sujeita  ao  ordenador  de  

despesa  responsável  à  multa  diária  de  1%  do  valor  do  recurso  recebido,  limitada  a  30%  de  seu  

montante.  

§  3º  A  multa  a  que  se  refere  o  parágrafo  anterior  deverá  ser  recolhida  à  conta  de  

origem  da  despesa  no  prazo  de  até  cinco  dias  úteis,  contados  da  data  de  recebimento  da  

notificação.  

§  4º  Fica  a  cargo  a  cargo  da  Secretaria  Municipal  de  Educação  instituir,  no  seu  âmbito  

de  funcionamento,  órgão  de  controle  interno  voltado  para  atuar  especificamente  junto  às  

Associações.  

§  5º  Em  se  tratando  de  multas  e  devoluções  de  recursos  em  grande  vulto,  o  secretário  

municipal  de  educação  poderá  estabelecer  parcelas  fixas  e  prazos  para  sua  quitação,  

devidamente  acrescidos  os  juros  e  correções.  

   

Art.  40.  Perderá  a  função  o  presidente  da  Associação,  que:  

I  -  deixar  de  prestar  contas  nos  prazos  preestabelecidos  em  lei;  ou  

II  -  aplicar  os  recursos  recebidos  de  forma  irregular;  

 

Parágrafo  único.  Sendo  o  presidente  da  Associação  destituído  e,  sendo  o  mesmo  

também  Diretor  da  unidade  de  ensino,  ocorrerá  a  destituição  das  duas  funções.  

 

CAPÍTULO  III  

DA  AUTONOMIA  DA  GESTÃO  PEDAGÓGICA  

 

Art.  41.  A  autonomia  da  gestão  pedagógica  dos  estabelecimentos  de  ensino  será  

assegurada  pelo  Diretor  da  unidade,  que  é  o  responsável  em  promover  e  assegurar  o  

desempenho  dos  alunos,  garantindo  os  bons  resultados,  dentro  das  metas  estabelecidas  no  

Projeto  Político  Pedagógico.  

§  1º  Cabe  ao  Diretor,  juntamente  com  a  equipe  técnica  e  o  corpo  docente,  definir  as  

estratégias  a  serem  usadas  com  os  alunos  de  rendimento  não  satisfatório,  a  fim  de  garantir  o  

sucesso  escolar  de  todos  os  alunos.  

§  2º  Compete  ao  Diretor  colocar  à  disposição  da  Secretaria  de  Educação  professores  

que  não  possuem  a  habilidade  mínima  adequada  para  o  desempenho  de  suas  funções,  desde  

que  esgotadas  todas  as  possibilidades  de  intervenção  Pedagógica  e  Administrativa.  

 

Art.  42.  É  de  responsabilidade  do  Diretor  da  unidade  de  ensino  assegurar  a  aprovação  

do  Projeto  Político  Pedagógico  junto  à  Diretoria  Executiva  da  Associação.  

 

Art.  43.  Compete  à  unidade  de  ensino  definir  pelos  livros,  métodos,  meios  e  materiais  

de  ensino  a  serem  implementados,  em  seu  processo  ensino-aprendizagem.  

 

Art.  44.  É  de  competência  do  Diretor  da  unidade  de  ensino  responsabilizar-se  pelo  

desenvolvimento  profissional  dos  servidores,  garantindo  e  promovendo,  quando  necessário,  

a  capacitação  destes,  ficando  a  cargo  da  Secretaria  Municipal  de  Educação  a  coordenação  e  

certificação  do  processo.  

 

Art.  45.  Compete  à  unidade  de  ensino  analisar  os  resultados  da  avaliação  externa  e  

se  auto  avaliarem,  por  esses  resultados,  adotando  e  implementando  as  medidas  necessárias  

para  correção  de  problemas  e  aperfeiçoamento  dos  bons  resultados.  

 

Art.  46.  O  Diretor,  como  o  responsável  pelos  resultados  da  unidade  de  ensino,  é  

passível  de  sanções  e  até  substituição,  face  a  esses  resultados.  

 

SEÇÃO  I  

DO  PLANO  DE  DESENVOLVIMENTO  DA  UNIDADE  DE  ENSINO  

 

Art.  47.  As  unidades  de  ensino  elaborarão  sob  a  coordenação  do  Diretor,  Projeto  

Político  Pedagógico,  nas  áreas  administrativa,  financeira  e  pedagógica,  em  consonância  com  

as  políticas  públicas  vigentes  e  com  o  Plano  Municipal  de  Educação.  

   

§  1º  O  projeto  a  que  se  refere  o  artigo  anterior  incluirá  a  proposta  pedagógica  da  

unidade  de  ensino,  elaborada  com  base  no  padrão  referencial  de  currículo  estabelecido  pela  

Secretaria  Municipal  de  Educação.  

§  2º  A  avaliação  do  Projeto  Político  Pedagógico,  que  se  constitui  na  avaliação  interna,  

será  efetivada  através  da  aferição  do  cumprimento  das  metas  do  Plano  Municipal  de  Educação  

e  da  produtividade  do  processo  escolar,  com  base  na  avaliação  de  desempenho  dos  alunos,  

considerando,  entre  outros,  os  índices  de  permanência,  promoção  na  vida  escolar  e  avaliação  

externa.  

 

SEÇÃO  II  

DA  AVALIAÇÃO  EXTERNA  

 

Art.  48.  Todos  os  estabelecimentos  de  ensino  da  rede  pública  municipal  serão  

anualmente  avaliados,  através  do  “Sistema  de  Avaliação  Municipal  de  Araguaína  -  SIAMA”,  

coordenado  e  executado  pela  Secretaria  Municipal  de  Educação.  

 

Art.  49.  Na  avaliação  externa  ter-se-á  como  base  o  padrão  referencial  de  currículo,  

as  diretrizes  legais  vigentes  e  as  políticas  públicas.  

 

Parágrafo  único.  O  Diretor  será  responsável  diretamente  pelo  resultado  da  avaliação  

externa  na  sua  unidade  escolar.  

 

Art.  50.  Os  resultados  da  avaliação  externa  serão  anualmente  divulgados  pela  

Secretaria  Municipal  de  Educação  e  comunicados  a  cada  unidade  de  ensino  da  rede  pública  

municipal  e  servirão  como  base  para  a  reavaliação  e  aperfeiçoamento  do  Projeto  Político  

Pedagógico  para  o  ano  seguinte.  

 

TÍTULO  II  

DAS  DISPOSIÇÕES  FINAIS  

 

Art.  51.  Cabe  à  Secretaria  Municipal  de  Educação  promover  o  acesso  dos  integrantes  

do  magistério  às  oportunidades  de  formação,  atualização  e  aperfeiçoamento,  com  a  finalidade  

de  contribuir  com  sua  qualificação  profissional  e  com  o  objetivo  de  elevar  o  nível  de  qualidade  

da  educação  municipal.  

 

Art.  52.  A  presente  Lei  entra  em  vigor  na  data  de  sua  publicação  revogando-se  a  Lei  

Municipal  2.161,  de  10  de  julho  de  2003  e  todas  as  demais  disposições  em  contrário.  

 

Araguaína,  Estado  do  Tocantins,  aos  16  de  dezembro  de  2020.  

 

RONALDO  DIMAS  NOGUEIRA  PEREIRA  

Prefeito  de  Araguaína    

 

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